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Como gerenciar certidões de débito do jeito certo

Tempo de leitura: 4 minutos

Gerenciar certidões de débito é uma das atividades desenvolvidas pelos departamentos fiscais das empresas brasileiras. Porém, em meio a tantos tributos, obrigações acessórias e outras burocracias do dia a dia, pode ser difícil dar conta de tudo, não é?

O segredo para evitar complicações está em aprender a gerenciar certidões de débito do jeito certo. Quando isso acontece, esse torna-se um processo mais simples e eficiente – integrando-se facilmente ao restante das atividades e não tomando um tempo desnecessário da equipe.

Mas como é possível colocar isso em prática? Neste artigo vamos conferir algumas dicas para gerenciar certidões de débito do jeito certo. Confira.

O que são as certidões negativas?

via GIPHY

A Certidão Negativa de Débito (CND) é uma velha conhecida dos profissionais que trabalham em rotinas relacionadas às obrigações fiscais e tributárias. Trata-se do documento emitido pelos órgãos do governo com a finalidade de confirmar que não existem pendências em nome de uma pessoa física ou jurídica.

Esse atestado pode incluir pendências de aspectos civil, tributário, fiscal, trabalhista, dentre outros. Com base nesse documento, uma empresa pode comprovar que está atuando em regularidade com as exigências legais – possibilitando a construção de relacionamentos mais transparentes.

Abrir um novo negócio, ser aprovado como fornecedor de empresas multinacionais, participar de uma licitação ou solicitar um empréstimo são algumas das ações que necessitam de certidões negativas para serem realizadas.

Gestão de Certidões - Dootax

Quais são os principais tipos de certidões de débito?

Existem diferentes tipos de Certidão Negativa de Débito, sendo que cada um deles é utilizado com uma finalidade específica. Na prática, cada órgão pode emitir documentos atestando a inexistência de débitos com finalidades diferentes. Veja quais são os principais tipos de CND:

  • Ministério da Fazenda. Certidão que atesta se o contribuinte está devendo impostos federais ou não. A certidão negativa de débito tributário para CPF e CNPJ pode ser obtida no site da Receita Federal.
  • Secretárias da Fazenda. Trata-se da certidão negativa referente a débitos tributários estaduais – servindo para atestar a regularidade da situação tributária estadual e municipal.
  • Justiça do trabalho. Certidão que atesta a regularidade da empresa em relação a processos trabalhistas
  • FGTS. Atesta que a empresa não possui pendências em relação ao recolhimento adequado dos direitos dos trabalhadores.
  • Tributos imobiliários. Atesta que os tributos relacionados aos imóveis foram recolhidos corretamente – como o IPTU e a taxa de coleta de lixo.
  • Execuções fiscais. Comprova a ausência de dívidas tributárias junto aos órgãos – podendo ser emitida no período de 10 anos, 20 anos ou mais.
  • Falência e concordata. Atesta a ausência de pedido de inabilidade financeira por parte das empresas – sendo um documento exigido nos processos licitatórios.

Como gerenciar certidões de débito com eficiência?

Conforme acabamos de ver, existem vários tipos de certidões de débito que precisam ser gerenciadas para alcançar diferentes finalidades. Mas como garantir um gerenciamento eficiente?

O segredo para gerenciar certidões de débito do jeito certo está no uso da tecnologia. Hoje em dia existem soluções de robotização (RPA – Robotic Process Automation) que podem automatizar processos empresariais, trabalhando com a captura, interpretação e processamento de informações utilizadas no dia a dia do negócio. O seu objetivo é eliminar a necessidade de intervenção humana na realização de atividades baseadas em rotinas manuais e repetitivas.

Ou seja, o uso desses robôs permite que o departamento fiscal possa gerenciar certidões de débito automaticamente. Mas os benefícios não param por aí: muitos outros processos podem ser robotizados.

A utilização da tecnologia de Robotic Process Automation na sua empresa pode resultar em diversas vantagens – que refletem diretamente nos resultados alcançados. Veja quais são as principais delas:

  • Redução de custos com mão de obra
  • Diminuição do tempo gasto com processos internos
  • Aumento da qualidade das rotinas internas e redução das chances de erros
  • Aumento da eficiência das operações – o que também aumenta o tempo disponível e o dinheiro ganho
  • Facilidade na estruturação de processos internos
  • Possibilidade de integração entre diferentes plataformas
  • Consistência e previsibilidade dos resultados obtidos
  • Melhoria na satisfação do cliente
  • Facilidade no acesso a informações úteis para a gestão
gerenciar certidões de débito
Imagem de William Iven por Pixabay

DOOLivery Gestão de Certidões: a solução para gerenciar certidões de débito

O DOOLivery Gestão de Certidões é um software RPA que permite o gerenciamento de todas as certidões negativas de débito (CND) e certidões positivas emitidas pela sua empresa. Tenha agilidade, segurança e nunca mais perca uma notificação importante do governo.

Veja algumas de suas funcionalidades:

  • Seja avisado quando uma nova certidão positiva surgir.
  • Elimina a necessidade de acessar centenas de sites para consultar certidões.
  • Centraliza suas atividades e organiza seu dia a dia.
  • Com alguns cliques, emita e gerencie certidões negativas em lotes, de forma confiável e ágil.

Você já sabia como gerenciar certidões de débito do jeito certo? Quer conhecer melhor os recursos do DOOLivery Gestão de Certidões? Então entre em contato com a nossa equipe.

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Thiago Souza

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