Você já sabe como emitir GNRE? Esse é um processo bastante conhecido dos profissionais do departamento fiscal, mas será que você consegue executá-lo com o máximo de eficiência?
No mundo digital em que vivemos, é sempre inteligente buscar as formas mais práticas para realizar tarefas do dia a dia. Afinal de contas, a automação está cada vez mais presente no fluxo de trabalho das organizações – e com o departamento fiscal isso não é diferente.
Neste artigo vamos esclarecer como emitir GNRE de duas maneiras: da forma manual tradicional e com o uso de uma solução digital para automação do processo. Confira!


Quem precisa emitir GNRE?
Antes de falarmos sobre como emitir GNRE, é importante esclarecer quem são as empresas que precisam fazer a emissão desse documento.
A Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) é o documento utilizado pelos contribuintes nas operações de vendas interestaduais sujeitas à substituição tributária e demais impostos devidos ao Estado e recolhidos em outra unidade da federação.
Por conta disso, as empresas que precisam emitir a GNRE são aquelas que efetuam a venda de mercadorias com destino a outros estados ou prestações de serviços de transporte interestadual.
Como emitir GNRE?
Afinal, como emitir GNRE?
Essa é uma pergunta que possui duas respostas diferentes conforme o procedimento utilizado. É possível fazer a emissão manual no site do SEFAZ ou, então, usar uma solução digital para emissão automática da GNRE, sendo esta a opção ideal para quem emite várias guias e precisa de agilidade nessa tarefa.
Portanto, vamos compreender melhor como funcionam essas duas formas de emissão:
Como emitir GNRE manualmente?
O procedimento para emitir GNRE manualmente não é difícil, porém possui várias etapas – o que pode gerar uma lentidão nesse processo e aumentar as chances de erros. Veja quais são os passos que devem ser seguidos:
- Gerar a Nota Fiscal Eletrônica referente à operação
- Imprimir duas vias da Nota Fiscal
- Checar a tabela de alíquotas de ICMS – observando os estados envolvidos na transação
- Calcular a diferença entre a alíquota interna e alíquota do estado destino
- Entrar no site do SEFAZ e emitir guia para pagamento que vai para o estado do cliente
- Imprimir guia GNRE
- Pagar a guia GNRE
- Imprimir o comprovante de pagamento
- Juntar a Nota Fiscal, a GNRE paga e o comprovante de pagamento ao produto
- Enviar o produto ao cliente
Também é importante destacar quais são os processos necessários para emissão da guia de pagamento (passos 5 e 6):
- Entre no Portal GNRE
- Clique na seção “Gerar Guia”, na página inicial
- Preencha de todas informações – que incluem UF favorecida, tipo de GNRE, informações de contribuinte, receita, valores, data de vencimento e data de pagamento
- Clique em “Validar”
- Caso alguma informação esteja incorreta, o sistema gera uma mensagem de alerta. Nesse caso, clique em “Cancelar”
- Quando as informações foram validadas, clique em “Emitir” ou “Baixar PDF”
- Faça impressão da guia para o pagamento
Como emitir GNRE automaticamente?
Todos os passos para emitir GNRE que acabamos de ver podem ser facilmente executados por um profissional do departamento fiscal. Porém, requer bastante tempo e atenção constante para que nenhum detalhe passe despercebido. Afinal, basta um erro de digitação para gerar erros no recolhimento adequado do ICMS.
Mas, então, como emitir GNRE mais rápido e com eficiência? A resposta está na automação desse processo!
Para isso, você precisa apenas de um software de automação. Com o Dootax Pagamento de Tributos você pode fazer a emissão e o pagamento das suas guias tributárias de modo totalmente automático – gerando um salto de produtividade no departamento fiscal.
O Dootax Pagamento de Tributos funciona de uma forma muito simples para solucionar os seus problemas:
- Integração. O usuário envia para a Dootax os arquivos JSON ou o XML da NFe/CTe. Esse envio pode ser feito através de FTP/(s)FTP, de API ou em um upload manual.
- RPA Fiscal. O Dootax Pagamento de Tributos acessa os sites responsáveis pela emissão de cada guia e realiza o preenchimento de formulários e informações de maneira automática.
- Pagamento. A Dootax faz a integração com qualquer banco através de arquivos CNABs para transmissão ou para o ERP do cliente.
Com isso, você pode aproveitar vários benefícios importantes:
- Otimização dos processos e aumento da produtividade.
- Redução de custos.
- Eliminação de tarefas repetitivas e possíveis erros.
2 respostas
Preciso conhecer seu sistema urgente.
ZAP (16)992229378
Bom dia, David!
A nossa equipe comercial vai entrar em contato com você.
Abs!
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