Como a sua empresa gerencia a Certidão Negativa Federal? Esse documento é de grande valor para as organizações na realização de diversas operações. Porém, ainda são muitas as empresas que não possuem um controle sobre essa documentação.
A boa notícia é que você pode promover um gerenciamento automático da Certidão Negativa Federal. Com o uso de uma solução digital, sua empresa ganha segurança, agilidade e simplicidade para gerenciar todas as certidões negativas de débito e certidões positivas.
Quer descobrir como gerenciar Certidão Negativa de forma automática? Confira logo a seguir!
Como funciona a Certidão Negativa Federal?
A Certidão Negativa Federal é um documento emitido pelos órgãos do governo com a finalidade de confirmar que não existem pendências em nome de uma pessoa física ou jurídica. Esse atestado pode incluir pendências de aspectos civil, tributário, fiscal, trabalhista, dentre outros.
Trata-se de uma forma eficiente de comprovar que a organização está atuando em regularidade com as exigências legais. Com base nessa informação, torna-se possível construir relacionamentos mais transparentes para ambas as partes.
Veja quais são os principais tipos de Certidão Negativa Federal:
- Ministério da Fazenda. Certidão que atesta se o contribuinte está devendo impostos federais ou não. A certidão negativa de débito tributário para CPF e CNPJ pode ser obtida no site da Receita Federal.
- Secretárias da Fazenda. Trata-se da certidão negativa referente a débitos tributários estaduais – servindo para atestar a regularidade da situação tributária estadual e municipal.
- Justiça do trabalho. Certidão que atesta a regularidade da empresa em relação a processos trabalhistas
- FGTS. Atesta que a empresa não possui pendências em relação ao recolhimento adequado dos direitos dos trabalhadores.
- Tributos imobiliários. Atesta que os tributos relacionados aos imóveis foram recolhidos corretamente – como o IPTU e a taxa de coleta de lixo.
- Execuções fiscais. Comprova a ausência de dívidas tributárias junto aos órgãos – podendo ser emitida no período de 10 anos, 20 anos ou mais.
- Falência e concordata. Atesta a ausência de pedido de inabilidade financeira por parte das empresas – sendo um documento exigido nos processos licitatórios.
Para que é usada a Certidão Negativa Federal?
São várias as situações que podem exigir a apresentação da Certidão Negativa Federal:
- Abrir um novo negócio
- Auditorias
- Licitações e concorrências públicas
- Empréstimos e financiamentos
- Transações com imóveis e veículos
- Regularização de espólios
- Saída do país
- Ser aprovado como fornecedor de empresas multinacionais
Como gerenciar a Certidão Negativa Federal automaticamente?
Para gerenciar a Certidão Negativa de forma automática, você pode usar as soluções da Dootax!
Com o Dootax Gestão de Certidões, você gerencia todas as certidões negativas de débito e certidões positivas da sua empresa. Tenha agilidade, segurança e nunca mais perca uma notificação importante do governo.
- Seja avisado quando uma nova certidão positiva surgir
- Acesse todas suas certidões em um único lugar
- Centralize suas atividades e organize seu dia a dia
Veja quais são os principais benefícios de gerenciar Certidão Negativa Federal com o Dootax Gestão de Certidões:
Agilidade
- É mais fácil, simples e rápido acessar tudo em um lugar só;
- Reduza o tempo perdido e as horas extras da equipe;
- Acesse de qualquer lugar: o sistema está na nuvem.
Segurança
- Nunca mais perca um prazo com o governo;
- Os dados são protegidos e criptografados;
- Nossa tecnologia garante proteção de todas as informações.
Simplicidade
- Plataforma intuitiva e fácil de usar;
- O serviço pode ser totalmente automático, sem a necessidade de intervenção humana;
- Trabalhe com menos burocracia e desperdício de tempo.
Como o Dootax Gestão de Certidões funciona?
Confira como é simples gerenciar Certidão Negativa Federal com o Dootax Gestão de Certidões:
1. Cadastro
A empresa faz o cadastro de sua matriz e filiais no sistema da Dootax.
2. RPA de certidões
Nosso sistema acessa os sites responsáveis e, de maneira automática, realiza o download de todas as certidões: Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União, Certificado de regularidade do FGTS, Certidões Negativas de Débito Estaduais e Municipais e Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas.
3. Integração única
Todas as certidões recebidas são visualizadas em um único sistema, com a possibilidade do usuário criar notificações de Novas Certidões, Certidões a vencer, vencidas, dentre outras.