Blog

A NFC-e agora é nacional!

Tempo de leitura: < 1 minuto

Foi publicado no D.O.U de hoje o Ajuste SINIEF nº 19, de 9 de dezembro de 2016 que institui nacionalmente a Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor.

Os 26 estados e o Distrito Federal assinaram o Ajuste SINIEF que regulamenta a emissão da NFC-e e dispõe sobre a criação do “Manual de Orientação do Contribuinte”, à exemplo do que já temos hoje para a NF-e. É provável também que com a assinatura do Ajuste, seja criado o portal nacional da NFC-e, a ser mantido pela RFB.

O Ajuste SINIEF 19/2016 não traz grandes novidades técnicas em relação à emissão da NFC-e, mas é importantíssimo porque ratifica o sucesso do projeto NFC-e e o consolida como um projeto nacional, afastando a possibilidade de que os estados mais criativos apontassem para a criação de alguma outra solução em substituição ao ECF que não a NFC-e.

O Ajuste ainda não foi publicado no site do CONFAZ, mas você já pode consultar a íntegra do ato legal através do link da Impresa Nacional clicando aqui!

(Visited 38 times, 1 visits today)
Compartilhe
Sobre o autor

Thiago Souza

Deixe uma resposta

Posts relacionados

Projeto de Reforma Tributária: o que esperar?
Projeto de Reforma Tributária: o que esperar?

O Projeto de Reforma Tributária voltou a ganhar força recentemente, depois de muitos meses de especulação com pouco avanço. Venha saber mais.

Novas alíquotas de DIFAL para consumidor final em operações interestaduais em 2018
Novas alíquotas de DIFAL para consumidor final em operações interestaduais em 2018

Como vocês já sabem, de acordo com a EC 87, as alíquotas de impostos devem ser partilhadas entre a UF de Origem e UF de Destino gradativamente até que em 2019 seja completamente recolhido para a UF de Destino. Veja abaixo a tabela completa da partilha de ICMS: ANO UF ORIGEM UF DESTINO 2016 60% […]

Orçamento empresarial: o que é e como elaborar?
Orçamento empresarial: o que é e como elaborar?

Você quer ter mais controle sobre as finanças da sua empresa e aprender a elaborar um orçamento empresarial? Não deixe de ler este conteúdo!

Escritórios